Cinco anos do histórico 4x0: Por que isso importa?

 

Por que não importaria? - 08/12/2019

   Em uma tarde de dezembro como essa, cinco anos atrás, o Santos aplicou uma "senhora goleada" no histórico Flamengo de Jorge Jesus. Um resultado que não só garantiu ao Santos o vice-campeonato, como também quebrou uma histórica sequência invicta da equipe rubro-negra. Porém, mais importante do que isso, a derrota gerou um incompreensível desconforto nos torcedores flamenguistas, que, a partir daquele momento, passaram a rivalizar com a equipe paulista.

Como torcedor do Santos, nunca consegui compreender o que havia de tão especial nessa derrota.

A síndrome de protagonismo rubro-negro

    Ao longo da vida, percebi que os grupos que mais permanecem unidos são aqueles que compartilham cicatrizes. Não precisamos ir longe para encontrar exemplos disso. Você já ouviu falar que os cristãos são um grupo perseguido? Ou que existe um plano comuno-maquiavélico para proibir a leitura da Bíblia em território nacional? Não é necessário gastar muito do seu cérebro para perceber o quão distante isso está da realidade  (O Brasil é o país que mais acredita em Deus no mundo).

    O Flamengo é a maior torcida do país. Seus trinta milhões de torcedores não deixam margem para dúvida. Por ser a maior, certamente também é a mais diversa. No vácuo, surgem a necessidade de elos, fatos ou eventos que possam unir toda a enorme nação rubro-negra. Um dos elos dessa longa e centenária corrente passou a se formar no ano de 2019: a equipe daquele ano, a mais bem qualificada desde o início dos anos oitenta (quando Zico ainda brilhava pelos gramados brasileiros), vinha conquistando vitórias e troféus por onde passava. Dando espetáculo e trazendo o tipo de felicidade que o torcedor do modesto Flamengo não sentia há muito tempo.

   Quando tudo parecia estar correndo bem, surge o Santos Futebol Clube e aplica uma "porrada cinematográfica". A série invicta de 20 vitórias e 4 empates foi completamente destruída, esbagaçada. Com direito a OLÉ! Os jogadores do Flamengo, naquele dia, preferiram não dar entrevistas: não há como justificar o que é injustificável.

    Mas a maior "porrada" não foi perder. Tomar 4x0 do Santos fora de casa é parte do percurso. Todo time que pisa na Vila Mais Famosa sabe que isso é uma possibilidade real. A maior "porrada" mesmo foi a que aconteceu nos bastidores.

    Fontes não verificadas nos informaram que, dez horas antes do jogo, os atletas Yeferson Soteldo e Marinho foram encontrados na Moby Dick, popular nightclub santista, completamente embriagados. Em entrevista no podcast uruguaio "El Pichula", o atleta Carlos Sánchez aparentemente informou que também não deu muita importância para a partida: "Comí dos platos de feijoada la noche anterior."

    Então, em meio a tantas polêmicas e num jogo de importância tão minúscula para a equipe alvinegra, que jogou de ressaca, você deve imaginar como ficou ferido o orgulho do torcedor rubro-negro.

Marinho comemora de ressaca sobre o histórico, porém ainda modesto, Flamengo.


Castelo de Cristal

    Então, a partir daquele momento, o torcedor rubro-negro elegeu o Santos como rival, forçando rivalidade de uma forma que, para mim, é incompreensível. Tal fenômeno só pode ser explicado ao se enxergar o contexto daquele ano mágico para o Flamengo. Um grande castelo de cristal foi construído e, naquela tarde, o Santos lançou uma enorme pedra sobre ele. 

Observe algumas das reações dos torcedores flamenguistas:

Conforme o torcedor previu, a derrota histórica ficou marcada para sempre. 

Mesmo diante da maior sequência vitoriosa da história da equipe, a torcedora protesta.

O torcedor Flamenguista se sente ultrajado

Aos poucos, a ficha foi caindo pro torcedor rubro-negro. 



   Como resposta à "pedrada" santista, o flamenguista decidiu construir outros castelos de cristal, argumentando de forma incompreensível que a partida pouco valia para eles, quando, na verdade, a equipe claramente tentava ganhar ritmo e manter a concentração para o Mundial. Plano que também foi frustrado. O técnico Jürgen Klopp, em entrevista coletiva, afirmou que só precisou assistir o jogo do Santos para entender a equipe rubro-negra.
 

"...O Flamengo não nos surpreendeu. Eu assisti o futebol do Flamengo nos últimos dias e, especialmente o jogo do Santos, que foi muito importante para nós. Eles não nos surpreenderam. Nós causamos uma série de problemas para eles", disse Klopp.


Sei que você, Santista, nem mesmo se lembrava deste jogo. Mas ele foi essencial para entendermos por que os Flamenguistas nos odeiam tanto, até hoje. Então devemos sim celebrar, o marco do início de uma rivalidade unilateral.


Heitor


(o texto é uma clara paródia)

Comentários

  1. 5 ANOS DO CHOCOLATE NO MENGUINHO! 🍫🔥⚪⚫

    Dia 8 de dezembro de 2019, o Santos ENCERROU O BRASILEIRÃO com um 4x0 IMPONENTE pra cima do Flamengo! 🤯🔥 Jorge Sampaoli no comando, Soteldo, Marinho e Sasha DEITANDO EM CAMPO, o Peixão mostrou que tinha futebol de sobra e terminou como MELHOR TIME DO CAMPEONATO!!

    E AGORA, TERCEIRIZADOS: O CHEIRINHO CONSEGUE SE REERGUE E VOLTAR A NÃO TOMAR CHOCOLATE DOS GRANDES, OU FICOU SÓ NA MEMÓRIA? 🤣⚽

    ResponderExcluir

Postar um comentário